Acne: Causas e Tratamento

Como já dissemos no post de  antes de ontem, sábado e domingo (15 e 16), tem Curso de Tratamento de Acne e Limpeza de Pele e pra já ir entrando no clima, vamos falar sobre ela: a indesejável acne!

Então vamos falar sério. A acne é uma afecção polimorfa da pele, considerada uma das patologias mais comuns entre os adolescente nos dias de hoje.

Por desconhecimento, muitos pensam que faz parte da idade, e por isso não a tratam como deveriam, deixando então a pele manchada e cheia de furinhos inestéticos.

É bom dizer que as soluções caseiras podem agravar seriamente o estado geral da pele, e em especial das acnéicas.

O que acontece com a pele?

As glândulas sebáceas secretam as gorduras para criar um manto protetor para a pele. Com aumento na produção dessa gordura, o poro por onde ela deveria chegar até a camada externa da pele se obstrui e fica inflamado. É essa alteração que chamamos de acne.

Causas

As causas da acne são as mais variadas:

– Fatores Hereditários: alguém na família teve a acne;
– Desequilíbrio Hormonal: principalmente na adolescência;
– Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção chamada ovário policístico;
– Uso de Cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes) podem trazer acne até para quem nunca teve esse tipo de doença, nem na adolescência – cuidado meninas!
– Medicamentos: remédios como corticóide entre outros.

Tratamento

A acne não tem cura, mas é uma doença que pode ser controlada. O tratamento varia de acordo com o paciente e o tipo de acne.

As formas mais utilizadas de tratamento são à base de:

– Medicamentos orais;
– Cosméticos tópicos;
– Tratamentos estéticos;

Cuidados

Os principais cuidados são:

– Higiene da Pele: sabonetes especiais e tônicos antiinflamatórios usados de forma adequada;
– Resistência aos Maus Hábitos: espremer e cutucar cravos e espinhas são flagelo para a pele. As mãos podem estar sujas e contaminar as espinhas, deixando marcas;
– Exposição ao Sol: o sol causa um espessamento da pele ao mesmo tempo em que faz as glândulas sebáceas trabalharem mais, embora as pessoas pensem que seu efeito é benéfico;
– Alimentação: alimentos com muita gordura, iodo, vitamina B12 refletirão na sua pele, cabelos, etc. Isto não significa que se deva abolir este tipo de alimentação;
– Stress: para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável;
– Limpeza de Pele: a limpeza só deve ser feita por especialistas na área de estética, que saberão quais os cosméticos adequados a serem usados e quais os procedimentos possíveis para cada caso;

Lembre-se! Equilíbrio e moderação fazem parte da extensão de qualquer tratamento.

Conselho

As pessoas devem estar atentas ao problema, seguir uma alimentação adequada, manter como propósito o cuidado com a pele, e estarem conscientes que o tratamento é longo, mas que os resultados satisfatórios.

No entanto, procure um bom profissional atualizado com o mercado da estética, pois existem vários tratamentos com excelentes resultados, não basta apenas fazer uma limpeza de pele.

Comments


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *