As funções da pele

Olá pessoal! Bom poder escrever pra vocês novamente!

No último post falamos um pouco dos cuidados que as pessoas devem observar em relação a pele durante o inverno.

E para enfatizar ainda mais a importância da pele e o que deve-se fazer para que ela esteja sempre bela, vamos tratar aqui um pouquinho sobre as funções dela que é o maior órgão do corpo humano.

Bem, uma das funções mais básicas e que muitas vezes nem notamos é a proteção. A pele protege o corpo do ambiente, impedindo que microorganismos estranhos, substâncias químicas e agentes nocivos entrem em nosso organismo.

Como isso é possível? Isso é possível por que a pele é formada por diferentes camadas cutâneas, além de possuir um “manto ácido” formado basicamente por secreções produzidas pelas glândulas sudoríparas e sebácias que ficam na profundidade da pele.

Outra função superimportante é a regulação da temperatura. Como sabemos e sentimos, nós somos homeotermos. Então, quando a temperatura do corpo muda é necessário que mecanismos garantam a normalidade.

Quando a temperatura sobe, devido a produção de calor excessiva, por meio da tranpiração e da dilatação dos vasos sangíneos o calor é transferido para o ambiente.

Já quando o meio externo está frio, os vasos da pele contraem-se. Juntamente com o isolamento gerado pelas células adiposas da tela subcutânea, o calor em nosso organismo é mantido.

A função de absorção permite que

Comments


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *