A pele e o inverno…

O inverno: ai que época boa! Quer dizer, não precisa ser um frio dos pólos…

Mas não é ótimo para assistirmos um bom filme, ficar debaixo das cobertas, fazer programas mais caseiros, ou então sair e poder se sentir mais elegante?

É, mas inverno também é época de fazer exercícios, comer adequadamente e cuidar da pele!

E é sobre pele que vamos falar nesse post! Nós das áreas da fisioterapia dermato funcional e estética devemos manter as pessoas informadas para que experimentem melhor qualidade de vida.

Bom, todo mundo sabe, ou melhor sente, que no inverno a pele fica ressecada, podendo apresentar rachaduras e, em casos mais graves, até sangramento.

No inverno o corpo produz menos hidratação interna: o suor. Por isso é preciso caprichar na hidratação externa, nutrindo a pele com produtos certos e continuar tomando cuidado com o sol.

Tem gente que acha que no inverno não é preciso usar filtro solar! O que não entendem é que a fotoproteção não é importante só pela temperatura, mas também, e principalmente, pela radiação.

Mas como em épocas frias nós nos expomos menos, é preciso aproveitar para fazer tratamentos de pele, pois nesse caso, eles renderão melhores resultados, com menos riscos de efeitos indesejados e com maior contribuição da nossa parte!

É preciso cuidar do corpo todo, mas é preciso dar mais atenção para o rosto. Para isso, nada de água quente! Por quê?

A hidratação natural da pele é garantida por sua parte mais externa, que impede a perda de líquido. Quando banhamos a pele com água quente e usamos sabonetes alcalinos, a ‘capa de proteção’ chamada lipoproteica é removida. O que acontece? Acabamos perdendo água para o meio desidratando a pele.

Mas não esqueça da hidratação interna, heim? Água é sempre bom, essa não tem contra indicação.

Em breve falaremos mais sobre pele: sobre o Curso de Tratamento da Acne e Limpeza de Pele. Veja a nossa agenda e se programe!

Comments


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *